Ensino, cultura e diversão no Engenho de Dentro!

Nave do Conhecimento

As Naves do Conhecimento democratizam o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. Oferecem oficinas, cursos e eventos relacionados à Informática Básica, Economia Criativa, Tecnologias da Informação, Robótica e Programação, Trabalho e Empreendedorismo. É uma oportunidade de capacitações para toda a Comunidade Escolar.

São nove unidades, localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.

Por conta da falta de repasse de pagamento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para a empresa responsável pela gestão das unidades, as unidades Irajá, Penha, Padre Miguel, Vila Aliança, Santa Cruz e Madureira estão com as atividades suspensas até normalização dos pagamentos.

Cidade Olímpica


No Engenho de Dentro, em frente a Estação Olímpica de trem, existe a Nave do Conhecimento Cidade Olímpica. Nela, além do Museu Olímpico, é possível se matricular em cursos livres e profissionalizantes. 
Para ter acesso a salas com internet gratuita, bem como aproveitar toda a gama de serviços ofertados, entre no site indicado no link acima ou visite o local.
O horário de funcionamento da Nave do Conhecimento é Terça a sábado – de 9:00 às 21:00, Domingos – de 9:30 às 16:30.

Vale lembrar que a Nave do Conhecimento Cidade Olímpica é também um polo de internet gratuita! O espaço possui mesas, cadeiras, ar condicionado, computadores com internet e pontos de acesso caso você leve seu computador. Possui banheiro público e água. Nas proximidades existem lugares para lanchar e fazer refeições.  É diversão, cultura e ensino em um só lugar e gratuitamente, aproveitem!

Essa semana alguns cursos estão com matrículas abertas! Confira e aproveite a oportunidade! Se inscreva em https://capacitacao.navedoconhecimento.org.br/

  • 3D Builder - Modelagem 3D (18h - Presencial) 

No cenário atual, profissionais que dominam as técnicas de modelagem 3D possuem um leque muito maior de aceitação no mercado de trabalho, visto que, esse tipo de modelagem, refere-se basicamente ao processo de criar um objeto com 3 dimensões, por meio de programas específicos para isso. Com essa técnica, é possível simular objetos, cenários e personagens em cenas animadas ou estáticas. E sua aplicação é destinada a diversas áreas, como cinema, jogos, arquitetura e ilustrações.
Ementa: Descrever os diversos softwares que são utilizados no processo de Modelagem em 3D; Compartilhar os diversos processos e as etapas complexas de criação, que estão envolvidos na Modelagem 3D; Conversar com os alunos sobre as fases da modelagem e que para passar por todas as etapas, entre várias coisas o aluno precisa ter planejamento, um olhar artístico, noções de ilustração, paciência e criatividade. Este Workshop também se debruça pelo viés profissional da área, já que existe uma infinidade de trabalhos que um artista 3D pode desenvolver. Eles podem inclusive atuar criando comerciais para tv, flyers e anúncios publicitários, assim como animações e jogos.
Público Alvo: Acima de 12 anos, e com conhecimentos básicos em informática.
Bibliografia:
MANDARINO, Denis, Curso de Modelagem Digital em Rhinoceros e Renderização em 3D MAX, vol.
2, Ed. Plêiade, São Paulo: 2009.
MARCINIAK, Oliver - Vergleich der Freiformflächenkonstruktion mit ICEM Surf und ISD:
Grundlagen, Konzepte, Methoden, Ed. VDM Verlag Dr. Müller, Munique, 2011.

  • Diretrizes Legais da Internet (8h - Presencial) 

A abertura dos caminhos legais da internet para o grande público, torna-se parte da responsabilidade social de empresas e escolas que visam a educação tecnológica. Por este motivo, este workshop propõe tornar de conhecimento geral, que existem regulamentações na utilização da rede mundial de computadores, e sanções previstas em lei para seus infratores. Além é claro, de enfatizar alguns riscos que corremos ao utilizarmos na web.
Ementa: Marco civil da internet no Brasil ? O que é e como se aplica? Exposição no mundo digital e suas consequências; Fake news; Debate sobre a Lei Carolina Dieckmann;
Público Alvo: a partir de 16 anos.
Bibliografia:
LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014.
BATISTA, Rafael. Fake News. Publicado em mundoeducacao.bol.uol.com.br
Paul Callan (5 de dezembro de 2016). «Sue over fake news? Not so fast». CNN

  • Informática Básica: Introdução à planilha (6h - Presencial)

O curso Informática Básica, composto de várias oficinas, oferece os conhecimentos básicos necessários para o uso de computadores (e celulares) e suas principais ferramentas. Veja as diferentes oficinas e inscreva-se na de seu interesse, de acordo com seu conhecimento:
- Informática Básica: Nível I (3h)
- Informática Básica: Nível II (6h)
- Informática Básica: Nível III (6h)
- Informática Básica: Segurança na Internet (3h)
- Informática Básica: Processamento de texto (6h)
- Informática Básica: Introdução à Planilha (6h) 
- Formatar células, linhas e colunas, fórmulas e funções mais úteis, operações básicas.
- Informática Básica: Apresentações em slides (6h)
Pré-requisitos: Ter feito os Níveis II e III ou já ter conhecimentos básicos de informática, como salvar e enviar arquivos.
Carga horária: 6 horas


Atualizado por: Vanini Lima

Comentários