"Combatendo o Preconceito na Escola" - Turma 1702

No dia 31 de outubro ocorreu a culminância do Projeto da Feira Cultural 2018 da E.M. Engº Roberto Magno de Carvalho.

A Feira Cultural teve como objetivo o desenvolvimento do tema "Combatendo o Preconceito na Escola", de forma interdisciplinar, buscando pensar o papel da escola na superação de todas as formas de preconceito.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e alunas foram apresentados nos dois turnos, dentro das salas de aula, sob a supervisão de um/a professor/a responsável.

O evento foi aberto à visitação, como forma de integrar e reforçar a participação da comunidade escolar.

Feira Cultural 

Tema: Preconceitos -  gordofobia; racismo; preconceito de gênero e preconceito com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Professoras Alessandra e Fabienne

Turma: 1702

A turma 1702 trabalhou 4 tipos de preconceitos: gordofobia; racismo; preconceito de gênero e preconceito com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Foi feito um trabalho de pesquisa pelos alunos e ao longo do processo, vídeos, poesias, imagens e letras de músicas foram utilizadas para sensibilizar o educando sobre o tema. Também foi proposto o “Projeto da Fita Laranja” na qual alguns alunos voluntários passaram 1 semana utilizando uma fita na cor laranja e registraram as reações das pessoas.

O objetivo do projeto foi analisar como as pessoas reagem e lidam com o “diferente”, gerando um resultado positivo para o debate em sala de aula. A culminância do projeto se deu no dia da feira, onde, além das explicações das pesquisas realizadas pelos grupos; os alunos apresentaram um “cassa-palavras” contendo palavras de cunho preconceituoso fornecidas por eles próprios convidando os visitantes a escolherem uma palavra que acreditavam não respeitar a diversidade.
A vivência realizada pela turma foi inspirada na obra do artista Chico Amaral, em exposição na Fábrica Bhering em RJ/18.



Comentários