Equinócio de Outono

No dia 20 de março deste ano comemoramos a entrada do Outono no Hemisfério Sul. Para entender o fenômeno do Equinócio de outono, segue uma breve explicação publicada na versão online da revista National Geographic:

Os Equinócios acontecem duas vezes por ano, quando o dia e a noite têm a mesma duração. O fenômeno acontece com todos os planetas do Sistema Solar.
Equinócios ocorrem quando o sol está diretamente sobre a linha do equador. Isso faz com que o terminador do planeta, a linha que separa os lados iluminado e escuro da Terra, atravesse o polo sul e o polo norte do planeta. Quando a Terra está nesse ângulo, todas as áreas do planeta recebem a mesma quantidade de sol e de escuridão.
Os equinócios de primavera e de outono, junto dos solstícios de inverno e de verão, anunciam a mudança das estações. No Hemisfério Sul da Terra, por exemplo, o equinócio da primavera indica que o inverno acabou próximo ao dia 22 de setembro, enquanto o de outono marca o fim do verão em 21 de março. No Hemisfério Norte, as estações são invertidas.
Para saber mais sobre o fenômeno, veja o vídeo disponível em:  https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/o-que-e-um-equinocio


Fotografia de Dan Freeman publicada em Unsplash

Comentários