ParticipaRio: Seja parte da construção de um Rio cada vez melhor

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro integra, em uma única matriz de planejamento e gestão.
Os compromissos e documentos importantes que foram acumulados nos últimos anos, como o legado de sustentabilidade firmado a partir de 1992 e renovado em 2012, para a construção de cidade, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

Na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2015, os líderes de governos e de Estado de 193 países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de um Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), onde o Brasil assumiu o compromisso de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os governos locais foram chamados a desempenhar um papel fundamental na transformação da agenda global em uma realidade local, em coordenação com outros níveis de governo e atores da sociedade civil, da academia, do setor privado e, em geral, dos territórios. Em 2016, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) firmou acordo com a iniciativa de Articulação de Redes Territoriais (ART) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visando fortalecer as capacidades municipais brasileiras para integrar os ODSs aos Planos Municipais no período 2018-2021.

Envolva-se com a construção do PDS do Rio de Janeiro, visite o site do PDS Rio


Informações obtidas em: http://pds-pcrj.hub.arcgis.com/

Comentários