Problemas com cartão RioCard?

O RioCard é um sistema de bilhetagem eletrônica utilizado na maioria das cidades do Estado do Rio de Janeiro. É produzido e gerenciado pela Fetranspor e seus associados, sendo distribuído pela internet e postos de atendimento.

Abaixo indicamos as recomendações da RioCard para que se possa emitir ou regularizar o seu cartão de transporte.

Lembramos que as declarações de escolaridade podem ser solicitadas da secretaria da escola pelos próprios alunos e alunas.

Recomendações da RioCard para alunos da rede municipal de ensino


  1. 1ª via alunos novos - Os alunos devem ser orientados a entrar em contato com a Central de Atendimento da RIOCARD pelo Call Center - 2127-4000 ou pelo site, para agendar a emissão do cartão; esta orientação cabe para qualquer aluno novo, mesmo que não esteja incluído na listagem;
  2. 2ª via do cartão - por extravio: para os alunos que necessitam de 2ª via do cartão, por perda , precisam entrar em contato com a central de Atendimento da RIOCARD pelo Call Center - 2127-4000 ou pelo site, para agendar a emissão do cartão. Neste caso o responsável arcará com os custos da emissão da 2ª via; 
  3. 2ª via do cartão -  bloqueio por uso indevido(biometria facial): para os alunos que necessitam de 2ª via do cartão, bloqueados por uso indevido(biometria facial),  também precisam entrar em contato com a Central de  Atendimento da RIOCARD pelo Call Center - 2127-4000 ou pelo site, para agendar a emissão do cartão. Neste caso o responsável arcará com os custos da emissão da 2ª via. 
  4. Atualização do cadastro - cartão  ativo, porém sem foto: para os alunos que estão com cartão  ativo, porém sem foto, estes devem se dirigir ao Posto de Atendimento da RIOCARD Gratuidade mais próximo da sua residência para atualização do cadastro. O aluno deverá estar presente para tirar a foto. Esta ação evitará que o cartão fique bloqueado por biometria facial por não ter foto cadastrada no sistema. 

Documentos necessários

  •  comprovantes de residência de 3 meses consecutivos; 
  •  certidão de nascimento ou carteira de identidade;
  •  declaração de escolaridade - menos de 30 dias.

Seguem abaixo os endereços dos postos da Gratuidade

  • Posto de Siqueira Campos Endereço: Siqueira Campos- Rua Tonelero, s/nº - Copacabana, Estação de Metrô Siqueira Campos 
  • Posto do Méier Endereço: Meier - Rua Arquias Cordeiro, s/nº Terminal Rodoviário Américo Ayres
  • Posto de Nilo Peçanha Endereço: Centro – Rua Nilo Peçanha , 26A 
  • Posto de Bangu - Endereço: Bangu - Rua Fonseca, 240 - 2° piso Rio Poupa Tempo - Shopping Bangu

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