Julho tem opções variadas de colônias de férias em vilas olímpicas e outros equipamentos municipais

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um roteiro de atrações culturais e recreativas para crianças e adolescentes no período do recesso escolar deste mês de julho. As opções de colônias de férias são variadas. E o melhor: tudo de graça.

Teatro e cultura estão nas opções de atividades para colônias de férias da Prefeitura: na foto, Cordel da Lua Madrinha

A iniciativa envolve diferentes áreas do governo municipal: Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Subsecretaria de Esporte e Lazer (Subel) e Subsecretaria de Legado Olímpico (Sublo). Equipamentos da Prefeitura estarão à disposição do público infanto-juvenil para a prática de esportes, jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre.

Confira as opções de colônias de férias:

Vilas Olímpicas

Cada vila tem sua própria grade de programação. Entre 22 de julho e 2 de agosto, haverá atividades recreativas, culturais e passeios. Na Vila Olímpica Félix Mielli Venerando, em Honorário Gurgel, por exemplo, serão oferecidas até atividades aquáticas, além de lutas e jogos. Os interessados devem se dirigir à vila mais perto de sua residência, com os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência e, no caso de menores de idade, comprovante escolar. As vilas são administradas pela Subel.

Parque Radical de Deodoro

A colônia de férias, em parceria com o Sesc, é de 16 a 26 de julho. O funcionamento, de terça-feira a sexta, das 13h às 16h30. São 40 vagas. As inscrições estão abertas na central de atendimento do Parque Radical, de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. A colônia é gratuita, e quem participa ganha camisa e lanche.
Uma boa notícia a mais: quem não conseguir se inscrever não ficará de fora. Aos sábados e domingos, as atividades serão abertas a todas as crianças que visitarem o Parque Radical, no horário entre 9h e 15h.
Atividades: contação de histórias; oficinas de teatro, circo, sustentabilidade e brinquedos; esportes.

Fundação Planetário da Gávea

A colônia de férias – também grátis – tem visitas ao Museu do Universo, aulas lúdicas e divertidas com os astrônomos, além das atividades e oficinas que integram arte e ciência. Período: de 15 a 19 de julho, das 9h às 16h. As inscrições são pela internet. http://planeta.rio/colonia-de-ferias-julho-2019

Museu do Amanhã

A colônia de férias “Entre o céu e o mar” tem programação especial gratuita, de 13 a 30 de julho, com as seguintes atrações: noite de observação dos astros com telescópios;
ioga ao pôr do sol; aulas de bicicleta para crianças e oficinas diversas.  As inscrições são também pela internet: https://museudoamanha.org.br.

CIAD

No Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com deficiência (CIAD), no Centro da cidade, outro administrado pela Subel, serão oferecidas sessões de cinema, atividades recreativas e passeios externos. O período é também de 22 de julho a 2 de agosto, nos horários entre 8h e 11h e entre 13h e 16h.

CRAS, CREAS e abrigos

A secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) preparou uma programação especial para o público atendido nos equipamentos da pasta, como
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) e abrigos. Passeios culturais e oficinas são organizados pelo Projeto Circulando, da própria Secretaria, que faz trabalho contínuo de reinserção social por intermédio da arte, da cultura e do lazer. A programação conta com passeios aos seguintes destinos:

  • AquaRio
  • Museu Histórico da Cidade
  • Jardim Botânico
  • Cidade de Petrópolis
  • Sítio Burle Marx
  • Museu do Amanhã
  • Parque Chico Mendes
  • Planetário.

Na programação estão também peças no Teatro Vanucci e na Cidade das Artes (onde está em cartaz, por exemplo, o  musical Peter Pan) e também visitas a exposições no Instituto Moreira Sales.

Comentários