“Da violência a paz: quando a brincadeira perde a graça” - 1701

O projeto “Da violência a paz: quando a brincadeira perde a graça” realizado pela turma 1701 e sob orientação das professoras Alessandra (ciências) e Fabienne (inglês) foi elaborado em várias etapas. Este projeto é parte de um projeto maior, que envolveu todas as turmas do ensino regular, de combate ao Bullying.


Num primeiro momento, ocorreu uma sensibilização sobre a temática por meio de documentários, vídeos, música e poesia para, em seguida, propor um debate e a elaboração de um cartaz com reportagens que abordassem os seguintes temas: violência no mundo, violência na cidade do RJ, violência nas escolas e ações de solidariedade.



Na segunda etapa do projeto, foi feito um questionário com base nas informações fornecidas pelos alunos da turma e este foi aplicado     em toda a escola. Os resultados obtidos por meio de gráficos foram apresentados e debatidos em sala e, a partir destes, elaborados textos sobre as causas e a solução para a violência e um roteiro artístico para o ensaio fotográfico.

O ensaio fotográfico constituiu a terceira etapa, onde os alunos prepararam o cenário, materiais, maquiagem e figurino e colocaram em ação suas ideias de forma que as fotos pudessem passar suas mensagens sobre o bullying, violência e solidariedade.



A exposição fotográfica da turma 1701 tem como objetivo mostrar que a escola é um microcosmo da sociedade e que, muitas vezes, acaba por reproduzir sua violência. Traz o questionamento sobre a violência das cidades, a violência doméstica, o bullying nas escolas; mas também a mensagem de paz, de esperança e de amor. A turma 1701 acredita que uma das soluções para combater a violência esteja em cada um de nós e em sermos melhores uns com outros.














Mais amor, por favor!


Comentários