Inscrições 15/08 - Concurso de Audiovisual Tirando a Droga de Cena

O Concurso de Audiovisual Tirando a Droga de Cena visa incentivar a reflexão de alunos do 4º ao 9º ano da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro sobre a prevenção à dependência química. Trata-se de um concurso anual de vídeos de até dois minutos. 


Ele está dividido em três categorias: A (alunos do 4º e 5º anos), B (alunos 6º ao 9º ano, inclusive, os matriculados nos Projetos Carioca I e II) e C (Educação de Jovens e Adultos). Em 2019, o Concurso Tirando a Droga de Cena chega à sua sétima edição. Desde sua criação, em 2012, o Concurso assumiu o compromisso com a prevenção à dependência química, convidando toda a comunidade escolar a participar e refletir sobre a valorização da vida, as alternativas saudáveis de prazer e alegria, através da arte, do esporte, de vivências que favoreçam o exercício de valores.
Os vídeos inscritos devem abordar acontecimentos ligados ao tema proposto, obedecendo as características do gênero, podendo ser documentário, ficção ou inspirados em fatos. São realizados por meio de filmagem, animação ou montagem, utilizando filmadora, câmera digital, telefone celular ou webcam. Outra característica do Concurso é a participação popular pela internet. É o público quem decide quais os vídeos merecedores de Menção Honrosa nas três categorias, fato que gera forte mobilização nas redes sociais e na internet. Além disso, o concurso conta com uma Comissão Avaliadora composta por especialistas em educação, cinema, comunicação e artes. Esses especialistas definem o "Vídeo do Ano".
O Concurso de Audiovisual Tirando a Droga de Cena é uma iniciativa da Coordenação de Projetos de Extensão Curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Tema: Prevenção ao Uso de Drogas

As produções audiovisuais deverão abordar situações relacionadas ao tema do concurso “Prevenção à Dependência Química”, considerando os seguintes subtemas:

  • A busca do prazer e da alegria através de alternativas saudáveis (atividades físico-esportivas, dança, música, teatro, pintura, leitura, trabalho voluntário, dentre outras)
  • A importância das nossas escolhas
  • O papel da família na prevenção
  • Autoestima, resiliência e projeto de vida
  • Influência positiva do grupo
  • Mídia – postura crítica diante das mensagens veiculadas 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os temas transversais são o fio condutor do trabalho em sala de aula, transformando-se em valiosos instrumentos que permitem desenvolver atividades significativas.
O uso de drogas psicoativas é trabalhado como uma prática transversal associada a temas como: autoestima. Já nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, a proposta é oferecer uma educação comprometida com a cidadania, elegendo temas como: saúde, violência, droga, preconceitos, meio ambiente e outros de relevância social.

Saiba mais em: http://prefeitura.rio/web/sme/tdc

informações obtidas em: http://prefeitura.rio/web/rioeduca/exibeconteudo/?id=10077917

Comentários