Rio recebe título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco

Quem acessa o Diário Oficial Eletrônico do Município do Rio de Janeiro (http://doweb.rio.rj.gov.br/) já deve ter observado a logomarca “Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA”.



Segundo a reportagem do jornal O Globo do dia 18 de janeiro de 2019, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura. O título foi entregue em cerimônia organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris. A informação foi confirmada pela sede do organismo em Brasília.

É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a Unesco e a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana. Com a designação desta sexta-feira, o Rio fica responsável pela organização do Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos no ano que vem, entre 19 e 26 de julho de 2020.

“O título da Unesco deve atrair para a cidade arquitetos do mundo inteiro", disse o prefeito Marcelo Crivella. "Eles virão aqui não só para apreciar nossas belezas naturais e as construídas pela genialidade dos nossos mestres da arquitetura ao longo dos séculos. Eles também vão sugerir novas mudanças de modernização e parcerias internacionais para melhorar ainda mais a cidadania dos moradores da cidade do Rio”, comentou.

Confira a reportagem completa no link: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/01/18/rio-recebe-titulo-de-capital-mundial-da-arquitetura-em-2020-pela-unesco.ghtml


DECRETO RIO Nº 47025 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre a utilização da logomarca “Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA” nos documentos oficiais, correspondências, eventos e ações no âmbito do Poder Executivo Municipal, e dá outras providências.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e CONSIDERANDO a nominação, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, da Cidade do Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura no ano de 2020;
CONSIDERANDO que a Prefeitura do Rio de Janeiro irá promover, incentivar e coordenar as atividades e projetos alusivos às comemorações do “Rio2020 Capital Mundial da Arquitetura UNESCOUIA”, conforme governança estabelecida no contrato firmado entre o Município do Rio de Janeiro e a UIA, em 23 de novembro de 2018;
CONSIDERANDO o disposto no Decreto nº 45.951 de 13 de maio de 2019 que cria o Comitê Organizador Rio2020 Capital Mundial da Arquitetura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO;
CONSIDERANDO o disposto no Decreto nº 46.076 de 10 de junho de 2019 que cria, na estrutura do Gabinete do Prefeito, o Comitê Organizador Rio 2020;
CONSIDERANDO a necessidade de uniformizar a identificação visual nos documentos oriundos dos entes e órgãos do Poder Executivo Municipal, DECRETA:
Art. 1º Os documentos oficiais, bem como o material utilizado para a correspondência interna e externa expedidos pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, deverão conter, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, a aplicação da logomarca referente à nominação do Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, na forma do ANEXO ÚNICO deste Decreto.
§ 1º A logomarca de que trata o caput deverá constar dos materiais utilizados em eventos e ações realizadas e desenvolvidas pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta.
§ 2º Os documentos e materiais de que trata o caput poderão ser estampados a partir de arquivo digital, mediante o aproveitamento daqueles em uso.
Art. 2º Cabe ao órgão competente da Secretaria Municipal da Casa Civil - CVL, a responsabilidade pela revisão, avaliação e aprovação da
aplicação da logomarca em todas as peças, com base no Decreto Rio nº 44.208 de 8 de janeiro de 2018, que aprova o Manual de Identidade Visual - MIV - da Prefeitura.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2019; 455º ano da fundação da Cidade.
MARCELO CRIVELLA

Confira o decreto em sua publicação original no site: http://doweb.rio.rj.gov.br/ver///Decreto%20Rio%2047.025

Comentários