Arquivo Nacional lança calendário comemorativo Rio 2020

O Arquivo Nacional lança, em homenagem ao título inédito de Capital Mundial da Arquitetura, um calendário comemorativo com fotos antigas do Rio de Janeiro. Para celebrar o ano em que a cidade é o epicentro mundial dos debates envolvendo as transformações urbanas, a instituição promoverá ainda, em junho, a exposição “CARIOCA: a cidade, o povo e a República” e dedicará a 6ª edição do Festival Internacional Arquivo em Cartaz, prevista para o segundo semestre, ao tema.


O calendário comemorativo traz 12 fotos antigas do Rio de Janeiro do acervo do Arquivo Nacional, que possui documentos do século XVI até os dias atuais. A intenção dos curadores foi reunir imagens que mostrassem a evolução arquitetônica e as transformações pelas quais a cidade vem passando desde o final do século XIX. As páginas trazem desde imagens com mais de cem anos tiradas do alto de Santa Teresa e do Morro da Providência, da região da antiga Alfândega e da Igreja da Candelária até ícones da arquitetura modernista como o Palácio Gustavo Capanema e o Conjunto habitacional Pedregulho.

O material retrata também as diferentes formas de moradia presentes na cidade com uma Copacabana ainda coberta de casas na década de 20 e uma imagem do Morro da Mangueira nos anos 70, e ainda momentos como a chegada do presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower em 1960. Acompanhando as fotos, legendas contextualizam o momento pelo qual o Rio e o Brasil passavam quando os registros foram feitos. O calendário está disponível no formato digital e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Para marcar o ano em que o Rio é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, o Arquivo Nacional também inaugura, em junho, a exposição “CARIOCA: a cidade, o povo e a República”. A curadoria ainda está sendo elaborada mas a expectativa é que a mostra reúna mais de 180 imagens entre documentos, vídeos e fotografias. No segundo semestre, será a vez da 6ª edição do Festival Internacional Arquivo em Cartaz, se dedicar ao tema revelando ao público parte do seu acervo.

A própria sede da instituição é uma atração arquitetônica. Tombada pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o edifício da instituição, na Praça da República, é um dos melhores exemplos de arquitetura neoclássica do Rio de Janeiro. Os interessados podem fazer visitas guiadas nas quais serão apresentadas informações e curiosidades sobre a história e a composição arquitetônica do prédio. O serviço gratuito está disponível de segunda a sexta-feira, às 10h ou 14h, e deve ser agendado através do email: visitas@an.gov.br.

Rio Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

UIA 2020 RIO

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

---
Imagem e texto retirados do site http://capitalmundialdaarquitetura.rio/rio-capital-mundial-da-arquitetura/arquivo-nacional-lanca-calendario-comemorativo-rio-2020/

Comentários