O Programa Orquestra nas Escolas, que atende a mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, está com inscrições abertas, até o dia 12 de março, para aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais. Estudantes do 1º ao 9º ano podem se inscrever nas seguintes escolas municipais: Japão, Emilinha Borba, Sindicalista Chico Mendes ou Zulmira Telles, todas em Santa Cruz, Zona Oeste.
Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio e basta ser aluno da rede e comparecer em uma das quatro unidades escolares citadas, acompanhados de um responsável e munido de comprovante da escola, comprovante de residência e documento de identificação do aluno e responsável. Os alunos podem optar por canto coral ou pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal e percussão.
Em maio do ano passado, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri e Valência, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas. Já se apresentaram com a OSJC: Elba Ramalho, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, João Bosco e DJ Malboro.
-
Reportagem: http://prefeitura.rio/cidade/programa-orquestra-nas-escolas-abre-inscricoes-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino/
A Orquestra Juvenil Carioca é formada por alunos da rede municipal de ensino - Divulgação/Prefeitura do Rio
Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio e basta ser aluno da rede e comparecer em uma das quatro unidades escolares citadas, acompanhados de um responsável e munido de comprovante da escola, comprovante de residência e documento de identificação do aluno e responsável. Os alunos podem optar por canto coral ou pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal e percussão.
Alunos que fazem parte da Orquestra ganham bolsa e vale-transporte
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em março de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella. Um dos frutos do projeto é a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC). Para fazer parte da Orquestra, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante recebe bolsa-auxílio, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto.Em maio do ano passado, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri e Valência, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas. Já se apresentaram com a OSJC: Elba Ramalho, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, João Bosco e DJ Malboro.
-
Reportagem: http://prefeitura.rio/cidade/programa-orquestra-nas-escolas-abre-inscricoes-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino/

Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Sua participação é muito importante para nós!
Assim que possível responderemos.