Atividade História e Prática de Leitura 1602, 1603 e 1604 [Egito-1]: Profª Talita

A professora Talita, de História e Prática de Leitura, elaborou atividades para suas turmas de 6º ano (1602, 1603 e 1604). 

Confira abaixo!
---

Egito - 1

Bom dia, alunos do sexto ano! Hoje vou começar uma série de postagens que convidam cada um de vocês a se deixarem envolver um pouquinho pela cultura do Egito Antigo. Como disparador do tema, trarei alguns trechinhos do livro “Diário de Pilar do Egito”.

Esse livro faz parte de uma coleção em que, em cada um deles, a Pilar viaja no espaço e/ou no tempo para um local diferente e vive várias aventuras enquanto vai conhecendo outras culturas. Eles são escritos pela Flávia Lins e Silva que também é a criadora da série “Detetives do Prédio Azul”. Não irei postar a história toda porque não se pode reproduzir livros integralmente, apenas umas pouquinhas páginas das tantas e tantas que ele tem. Se gostarem do estilo do livro, no Instagram da Pequena Zahar, a atriz Miriam Freeland vem fazendo vídeos de leitura diária em voz alta do livro “Diário de Pilar da Grécia”, o primeiro da série e que também é bem divertido.






Fonte: SILVA, Flávia Lins e. Diário de Pilar no Egito. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2014.

E aí? Curtiu? Você já sabia que os antigos egípcios tinham o costume de mumificar os corpos das pessoas importantes que morriam? Eles faziam isso porque acreditavam na vida após a morte, com o corpo renascendo no mundo inferior.

O personagem Tutancâmon da historinha, por ter sido enterrado vivo, não viveu todo o processo de transformação em uma múmia que era costume na época. Olhe as etapas envolvidas na preparação de uma múmia:
Fonte: Projeto Araribá: história. São Paulo: Editora Moderna, 2014.

Quer conhecer mais sobre o Egito Antigo? 

Há pouco tempo, esteve no Rio uma fantástica exposição de peças dessa cultura no Centro Cultural Banco do Brasil e, neste período de quarentena, este centro cultural disponibilizou uma visita virtual a esta exposição, totalmente gratuita e ao alcance de todos que tem internet. Você pode fazer uma visita detalhada escutando o guia falar sobre cada peça ou simplesmente dar uma olhada geral indo clicando nas setinha e círculos pretos que aparecem nas salas de exposição da tela. Tem até múmias nessa exposição, mas múmias de gatos, pois os egípcios achavam os gatos sagrados e também buscavam preservar seus corpinhos mumificando-os e colocando em sarcófagos (espécie de caixões) pequeninos só para eles.

Clique no link https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/ , navegue e escreva um comentário aqui ou no e-mail talitadr@gmail.com sobre sua obra favorita.

---

Informações fornecidas pela professora Talita.

Comentários