O professor Gustavo, de Geografia, preparou atividades para alunos/as da sua turma 1801 e 1802.
Confira abaixo!
---
E aí, estudantes, como vão?
Mais uma vez eu falando, falando e falando no mini-podcast [𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮AQUI𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮] felizmente tive retorno de vocês! A Anna Victoria me mandou um email falando que tá gostando desta forma de aula/conversa e que o João Pedro da 1902 também tá acompanhando. Isso é bom! Espero receber mais email’s pra poder ir melhorando a nossa comunicação.
[meu email: gustavo.fazevedo@rioeduca.net]
Pra quem não tá acompanhando as postagens do blog o que estou fazendo é além de enviar a matéria de Geografia fazer atividades paralelas sobre como podemos aprender com coisas que aparentemente só servem para entretenimento ou distração. Já falei sobre música, poesia e hoje vai ser sobre quadrinhos.
Vou deixar os mini-podcasts das aulas passadas aqui, caso você não tenha escutado:
mini-podcast 1: [𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮AQUI𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮]
mini-podcast 2: [𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮AQUI𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮𝅘𝅥𝅮]
A atividade desta semana que está dividida em 2 partes:
Primeira Parte:
O Material Complementar que tá no link.
O material que a SME está desenvolvendo tem como tema o Tom Jobim que foi um grande músico brasileiro. As disciplinas de Geografia, História, Matemática, Biologia e outras estão usando esse tema como referência. Partem da obra dele para realizar as atividades. Como assuntos já tivemos: Amazônia, Poluição e Indústria, Rede de Transporte e Comunicação, Televisão no Brasil… isso de acordo com o ano que você está. Outra coisa interessante é que neste material também tem podcasts que são curtos e ajudam a responder às questões.
8 ano - A apostila da prefeitura está no link abaixo e as páginas de Geografia são 7 e 8 (8ºano).
Neste link: https://pwa.app.vc/smecarioca2020#/web/22808404
Nesta semana temos uma novidade. Eu convidei a Caroline Pires, que também é professora de Geografia da prefeitura para dar uma palavrinha com vocês. Diz aí, Carol:
__________________________
Segunda Parte:
Essa é a parte que falo sobre o APRENDER. Pra quem tá acompanhando os mini-podcasts já sabe que a frase mais importante desta conversa é “APRENDER é mais do que ir à ESCOLA”.
Achei uma reportagem muito curiosa sobre a leitura de quadrinhos na França que saiu esse mês, nela diz que:
“Metade da população francesa lê quadrinhos. Eles têm começado a ler mais cedo: antes era aos nove [anos], agora é aos sete. Aos nove, hoje, só uma em cada dez crianças francesas não lê gibi”. Olha que legal! Se você pega 10 crianças francesas, de nove anos, apenas 1 não lê gibi.
Como será esse dado no Brasil?
Outra informação da reportagem “Crianças e adultos leem em média pouco menos de meia hora por dia, um pouco mais nos fins de semana – só de quadrinhos, não contando outras leituras.”
Aqui tem outro dado interessante porque mostra a quantidade de leitura diária que os franceses têm. Aí vem a pergunta pra gente: você dedica algum tempo do seu dia para ler gibi ou literatura? E veja bem isso não exclui você parar de mexer no facebook, instagram, twitter, youtube e jogar videogame. Um dia tem 24 horas. É uma questão de organização e de desenvolver o hábito da leitura. "Eu não gosto de ler", mas ninguém nasce gostando de ler, as pessoas vão aprendendo a gostar de ler e acabam lendo mais sobre assuntos que se identificam. Quais são os assuntos que vocês gostam? (me mandem um email dizendo o assunto que tento encontrar quadrinhos na internet e envio para vocês)
Como falamos de assuntos, dentro dos quadrinhos a gente tem os gêneros (que são os temas): tem super-herói (tipo batman, super-man, homem aranha e outros), tem os infantis e os juvenis (como turma da mônica, tio patinhas, menino maluquinho, luluzinha e outros), humor (tem a Laerte que coloquei uma tirinha dela aqui na postagem, tem mafalda que volta e meia aparece no material didático de vocês, calvin e haroldo e outros), autobiográfico (que é quando o artista conta em quadrinhos um acontecimento da sua vida… Um exemplo, uma ex-aluna da nossa escola contou uma história e eu desenhei. Tô deixando aqui no blog pra vocês lerem), jornalismo (quando o artista investiga um assunto e apresenta em quadrinhos). Acho que falei dos principais gêneros dos quadrinhos.
Agora, melhor do que eu ficar falando aqui seria vocês dedicarem 30 a 40 minutos pra fazer o exercício de Geografia e a leitura desses quadrinhos que coloquei na postagem.
Só preciso explicar o contexto do quadrinho “Eliane Oliveria Entrevista”. É o seguinte: eu passei uma pesquisa para a turma do nono ano que deveria entrevistar um migrante asiático, mas a Eliane quis entrevistar o Domingos que veio de Portugal. Apesar de não ser asiático ficou muito interessante a entrevista e acabei desenhando e foi publicado no Jornal da escola (sim, tivemos um jornal algum tempo atrás). Leiam a entrevista aí, gente!
Texto: Eliane Oliveira
Desenho: Gustavo Azevedo
Laerte:
Fonte: http://manualdominotauro.blogspot.com/?m=1
André Dahmer
Fonte: http://www.malvados.com.br/
Quadrinhos Incríveis que não costumamos encontrar:
Os anônimos no Mundo
https://catracalivre.com.br/criatividade/reportagem-em-quadrinhos-exposicao-6-bilhoes-no-masp/
Sob o calor das densas cortinas do sertão - Ariano Suassuna
https://catracalivre.com.br/criatividade/entrevista-ariano-suassuna/
Odisséia Urbana
https://catracalivre.com.br/criatividade/noticia-em-quadrinhos-odisseia-urbana/
Campanha menos: facebook, instagram, twitter e zap. É muita coisa, gente! Eu várias vezes me perco nessas redes… só vou passando pra cima e quando vejo estou há horas ali. Dica!
1. Dedique 1 ou 2 horas diárias para fazer os exercícios da escola já diminui a quantidade em outras redes.
2. Se você dedicar 30 minutos para ler quadrinhos, melhor ainda!
3. Se dedicar 1 hora para SÓ ouvir música também diminui o consumo das redes.
Tenta fazer esse teste e me conta...
Mas hoje é só isso!
Qualquer coisa me chama no email
Abraço do professor Gustavo Azevedo
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Sua participação é muito importante para nós!
Assim que possível responderemos.