História

A Escola Municipal Engenheiro Roberto Magno de Carvalho foi fundada no início da década de 1990 e recebeu seu nome em homenagem ao engenheiro-arquiteto Roberto Magno de Carvalho.


Roberto Magno de Carvalho nasceu em 3 de março de 1898 e morreu em 1957. Engenheiro-arquiteto formado pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, fez parte do quadro de Engenheiros da Estrada de Ferro Central do Brasil. 


Roberto Magno esteve na gestão do Instituto de Arquitetos do Brasil  (IAB) em 1933/34. Escrevia para os jornais  Jornal do Brasil e Correio da Manhã. Foi colaborador das revistas Arquitetura e Urbanismo, Revista Ferroviária, Brasil Ilustrado e Brasil Ferroviário.

Abaixo um pouco da contribuição de Roberto Magno para a arquitetura modernista no Brasil.

"O engenheiro-arquiteto Roberto Magno de Carvalho foi indicado para a elaboração do projeto  do novo prédio da Central do Brasil. O projeto se assemelhava bastante ao que esta atualmente edificado.[...]
Roberto Magno de Carvalho se formou em Belas-Artes no Rio de Janeiro em 1921, fez carreira da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde trabalhou como auxiliar de desenho desde  1919. A partir de 1922 assumiu a chefia do departamento de construção de casas para ferroviários, tendo recebido vários prêmios e menções honrosas por seus projetos. Fez parte de inúmeros conselhos, foi membro de júri de diversos concursos, presidente do Instituto de Arquitetos e professor da cadeira de Construção Civil e Arquitetura na Escola Politécnica."
(LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Das Vanguardas à Tradição: Arquitetura, Teatro & Espaço Urbano. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006).

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Sua participação é muito importante para nós!
Assim que possível responderemos.